Cap. 200 - As cidades ocultas de Vilas - A Vila das Treze Bruxas e a Vila do Cavaleiro Sem Cabeça
Verão de 5.571, Condado de Villas.
A caravana de mercadores composta por Solomon (o mandril boticário), Dighory (o bruxo arcano) e Guillermo (o dançarino vendedor de bebidas) avança pela estrada após derrotar o monstro da Vila da Viúva Vingativa. Com a ajuda de Lady Swan, uma simpática druidisa aficionada por coelhos, eles voltam para suas carruagens e seguem viagem pelos caminhos labirínticos do condado de Villas.
No dia seguinte, eles encontram um bardo de nome Terebalto. O mascarado menestrel conta-lhes sobre notícias das vilas do leste: havia guerras no norte, um casamento no leste, e um boato de que um terrível bruxo estava percorrendo a região, jogando maldições nos vilarejos. Através de seu fogo azul e com seus feitiços, ele destruía as casas e ainda trazia a vida a principal lenda da região. O bardo ainda comenta que o objetivo deste bruxo era vingar à caça as bruxas que aconteceu no antigo Reino das Cachoeiras*, mas que isso era só um boato. Era boato também a aparência do bruxo: parecia ter cabelos escuros, uma roupa azulada e retalhos por todo o corpo, mas isso era só uma lenda.
(*O reino não existe mais nos dias atuais, pois foi incorporado ao Condado de Villas, restando apenas pequenas vilas sem nome e a antiga cidade da capital, a Cidade Secreta do Lago, lugar que não podia ser encontrado nos mapas).
Os viajantes acreditam que o bruxo temível era o senhor de Rosegrave, e por isso decidem continuar sua rota sem alteração. Se o boato fosse verdade, cada lenda folclórica de cada vila ganharia vida e atacaria os camponeses. Agradecem a Terebalto pelas informações e de despedem.
Após percorrerem uma bifurcação e uma estrada na direção das montanhas, chegam a uma paisagem decrépita, com árvores mortas e uma vila em chamas. Ao se aproximarem, percebem que a cidade fora atacada por algum tipo de magia, e estava sendo consumida por chamas azuis. Dhigory usa seus poderes, e pouco a pouco, consegue extinguir as chamas que consumiam tudo. Apenas algumas casas, marcadas com um X vermelho, não tinham sofrido nenhum dano.
Eles então são confrontados pelo jovem guarda Kapheus, que lhes conta o que havia acontecido ali. Após um pequeno festival com a apresentação de vários dançarinos e um bardo, a população da vila recebeu um aviso de que deveria entrar nas casas marcadas com um X, do contrário pagariam com a própria vida. Aqueles que acreditaram no aviso se protegeram nos locais designados, e outros, desprezaram o perigo. A cidade então foi consumida por um fogo azul mágico muito poderoso, que destruiu tudo durante a noite, menos as casas marcadas. Agora, todos temiam que a segunda parte do aviso se cumprisse: a ressurreição das treze bruxas, que jaziam no cemitério.
Uma vez que os feridos estavam sendo atendidos, Kapheus pede ajuda para ir até a próxima vila, pedir socorro ao seu povo. Os viajantes aceitam levá-lo, de modo que voltariam depois quando a vila estivesse recuperada, para fazer algumas vendas. Eles então passam a levar Kapheus com eles, e na estrada de saída da vila, Dhigory avista zumbis se levantando do cemitério. Intrigados mas sem poder lutar contra as criaturas, eles decidem seguir, mas antes distraem os zumbis para leva-los para a direção contrária a cidade.
Algumas horas depois, chegando a próxima vila, encontram um bardo de nome Théo. Kapheus diz que Théo era familiar, mas estava preocupado demais com seus conterrâneos para se lembrar de onde o conhecia. O bardo pede carona e conta algumas lendas para os viajantes, como a lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, que teria habitado a cidade vizinha. Quando chegam no vilarejo, Théo começa a se apresentar na rua, enquanto Kapheus vai pedir ajuda a alguns soldados. Enquanto isso, Guillermo, Dighory e Solomon começam a investigar a história do cavaleiro sem cabeça.
Logo de cara, descobrem que uma jovem da vila, e seu marido, haviam desaparecido. O fazendeiro e suas filhas estavam organizando grupos de busca para encontra-los, e não deram muita atenção aos pedidos de Kapheus. Guillermo tenta conseguir informações com duas moças da cidade, Marietta e Brietta. O dançarino acaba prometendo a jovem Marieta que um dia voltaria para casar-se com ela. A irmã mais velha da garota, Brietta mostra todo seu ressentimento pelas outras meninas da cidade, alegando que a jovem desaparecida tinha ido atrás de seu namorado, que tinha sido morto pelo Cavaleiro sem Cabeça.
Solomon e Dighory conversam com uma velha da vila, de nome Kapedra. Descobrem que o fazendeiro líder da comunidade tinha três filhas: Julieta, Brietta e Marietta. Julietta foi casada com um grande herói da vila, o grande Tertan. Guerreiro vitorioso de muitas batalhas nas fronteiras do norte, Tertan era conhecido por ter sido condecorado com uma grande e poderosa espada capaz de atacar criaturas mágicas, demônios, fantasmas e repelir feitiços. Quando o boato do Cavaleiro surgiu, Tertan desapareceu, e Julieta foi a sua procura. A velha Kapedra conta também que Julieta teria ido para a região das cachoeiras, onde teria ido procurar pela espada mágica de Tertan, item que o marido poderia usar para derrotar o Cavaleiro.
Théo então conta à Solomon, Dhigory e Guillermo a lenda sobre o Cavaleiro sem Cabeça. Ele conta que o cavaleiro era um nobre da região, muito belo e convencido, cujo poder em batalhas era muito grande. Ele recebera do Rei dos Bosques das Cachoeiras uma missão importante de derrotar Cavaleiros das Trevas em uma batalha, então ele fez um juramento: não apenas venceria os inimigos como seria o homem mais belo e mais forte de todo o Reino quando isso acontecesse. Tal juramento foi feito através de um rito mágico que fortaleceu ainda mais o guerreiro e sua montaria, dando um poder para, por exemplo invocar os guardiões.
Quando a batalha aconteceu e a situação ficou complicada, o Cavaleiro invocou Sansalo, o Guardião da Vitória, e este o ajudou a cumprir seu objetivo. Contudo, como Sansalo estava em Villas quando a vitória aconteceu, o juramento se quebrou: o nobre não era o homem mais bonito nem o mais forte. Por isso, ele sofreu com uma maldição corrupta de Ombrion, que lhe impugnou de ódio e obsessão. Seus servos não tiveram escolha senão lhe cortar a cabeça. Assim, o cavaleiro sempre procura aquele que tem a maior beleza ou o maior poder, para decapitá-lo e usurpar sua cabeça. Obcecado por este objetivo, matará qualquer um que se interpuser em sua frente.
Guillermo, Solomon, Dhigory e Kapheus reúnem as informações que possuem, e percebem que o jovem guerreiro Tertan era o homem mais bonito e poderoso da região, sendo portanto alvo do Cavaleiro. Já sua esposa Julieta, provavelmente sabendo da história, foi buscar sua arma mágica, que estava escondida na região das cachoeiras, para ajudar o esposo. Os três então decidem sair da vila acompanhando o rio, para encontrar a mulher e ajudar a derrotar a lenda local. Depois, pediriam a arma de Tertan emprestada para derrotar as treze bruxas que atacavam a vila de Kapheus.
Depois de algum tempo cavalgando ao longo do rio, chegam a primeira cachoeira. Investigam as plantas locais, pois informações das mulheres da vila diziam que a espada de Tertan estava escondida por plantas mágicas próximas a Cachoeira. Não encontram nada, e o local fica tomado por uma névoa fria, mesmo sendo um dia quente de verão. Os cavalos relincham e o vento sopra, e então o Cavaleiro-sem-cabeça surge, com sua montaria amaldiçoada.
Guillermo, Dighory e Solomon lutam com a criatura, e conseguem detê-lo por algum tempo. Kapheus acaba caindo cachoeira abaixo, e Guillermo decide ir resgatá-lo. Dhigory prende os pés do ser utilizando o arcanismo de terra, ganhando tempo para o grupo fugir. Há um pequeno combate na cachoeira, mas o terreno desvantajoso obrigado todos a recuarem. Guillermo acaba sendo atacado pela montaria justo quando Solomon, Kapheus e Dighory se afastavam do alto da cachoeira. Kapheus recua para tentar salvar o dançarino, e acaba caindo na cachoeira. Após o primeiro encontro com o demoníaco cavaleiro, o grupo desce o penhasco e se depara com uma segunda queda d’água, onde Kapheus caído, acordando na margem do rio.
Guillermo acode o jovem guerreiro, que alegava ter machucado o tornozelo. Solomon então o carrega, para que pudesse sair dali o mais rápido possível. Dhigory encontra o cofre de plantas, onde provavelmente estaria a arma de Tertan, e usa sua magia para tentar conseguir o item. Com a ajuda de Solomon após algumas tentativas, eles percebem que somente uma combinação mágica correta permitiria o acesso ao item.
Chega a cachoeira então a jovem Julieta. Embora soubessem o que ela estava fazendo ali, o grupo se faz de desentendido e tenta conseguir mais informações. Isso desperta a desconfiança de Julieta, que buscando proteger o segredo da espada de Tertan, assume uma postura hostil e desconfiada. O grupo tem uma pequena discussão com a camponesa, que afirma ser a única capaz de parar o cavaleiro-sem-cabeça.
Após muita discussão, Julieta revela que Tertan está morto: alguém havia o amaldiçoado e ele se tornara o próprio cavaleiro-sem-cabeça. Como o maior e mais belo guerreiro de toda a região das vilas antigas estava amaldiçoado, ninguém poderia detê-lo, se não ela. Para isso, ela usaria o poder de seu amor, para fazer com que o espírito permitisse que ela se aproximasse. Quando estivesse próxima, golpearia o demônio com a espada mágica em um ponto não letal, para exorcizar o marido ao mesmo tempo em que feria o ‘mal’ por trás da maldição.
O grupo considera o plano de Julieta lamentavelmente ruim, mas não tem muito tempo para discutir: a montaria do cavaleiro relinchava, anunciando sua presença próxima. Solomon, Guillemo e Kapheus se escondem na margem do rio, e Dhigory atrás das pedras da cachoeira. O cavaleiro desce da montaria e lentamente se aproxima de Julieta. Ela tenta dialogar com a criatura apelando para seu lado emocional. Quando Julieta se move para empunhar a espada, o cavaleiro a ataca com seu machado.
Embora Solomon tenha largado Kapheus e pulado sobre o inimigo, e Dighory tenha tentado prender o cavaleiro com seu arcanismo de pedra, não puderam evitar que Julieta fosse mortalmente ferida. Guillermo então distrai o cavaleiro com seus movimentos rápidos, e Solomon reclama para si a espada de Tertan. Há um combate conjunto, em que os poderes do bruxo, do dançarino e do mandril espadachim são combinados para distrair e destruir o amaldiçoado cavaleiro. Triunfantes após Solomon desferir um golpe letal no monstro, o grupo retorna a vila para relatar o ocorrido.
Lá chegando, avistam uma cena de terror: um incêndio de chamas azuis consumia várias casas e destruía tudo. A exceção eram duas moradias, de Kapedra e do fazendeiro, que estavam marcadas com um X vermelho. Dhigory usa seus poderes para conter as chamas, mas boa parte da vila havia sido destruída. Quando o incêndio se ameniza, o grupo relata que Julieta e Tertan estavam mortos, e que o cavaleiro havia sido derrotado. Solomon e Dhigory pedem para levar a espada até a vila de Kapheus, onde poderiam lutar. O povo agressivo da cidade reclama a relíquia para si, e o fazendeiro rabugento e infeliz, em luto pela morte de sua primogênita, nega-se a empresta o item. O grupo decide partir e voltar para a vila de Kapheus, levando consigo a espada de Tertan, que já estava em sua posse. Ao roubarem a espada furtivamente, o grupo decide nunca mais voltar àquela vila, mesmo com a promessa de casamento de Guillermo.
Horas depois, chegam a vila das Treze Bruxas, que a esta altura, já estavam atacando as muralhas do pequeno vilarejo montanhês. O grupo se organiza, e enquanto Dhigory disparava feitiços para imobilizar e conter os zumbis, Solomon empunhava a espada e destruía as criaturas. Guillermo ajudava a agrupá-los distraindo-os com sua extrema agilidade. Em poucos minutos, as trezes bruxas foram destruídas, e a vila de Kapheus podia finalmente estar em paz.
Kapheus conta aos sobreviventes o que acontecera, e então o povo se reúne e dá aos viajantes uma pequena gratificação em dinheiro pela ajuda. A gratificação só não foi maior porque o povo precisou comprar itens com o grupo para reconstruir a cidade, o que também fora lucrativo. Por fim, Solomon, Dhigory e Guillermo se despediram de Kapheus, um aliado que ficara para trás, mas permaneceria em suas memórias.
Essa história faz parte da jornada da caravana de Villas em sua tentativa de descobrir o mistério por trás das lendas reerguidas e derrotar o Matador dos Matadores. As surpresas do comércio em Villas - A Vila da Viúva Espectral A Vila das Belas Elfas - Damas da Luz - Parte I A Vila das Belas Elfas - Damas da Luz -- Parte 2 As cidades ocultas de Vilas - A Vila das Treze Bruxas e a Vila do Cavaleiro Sem Cabeça O Reencontro, o assalto, a Vila do Bosque das Cachoeiras e a Cidade Secreta do Lago O Complexo Episódio na Cidade Secreta do Lago De Volta a Estrada, Segue a Vida e o Mistério O segredo de Bagunga, a derrocada de Oxixahc, e Espelho de Vidro Preto Encontro, Reencontro e o Fim
Essa história faz parte da jornada da caravana de Villas em sua tentativa de descobrir o mistério por trás das lendas reerguidas e derrotar o Matador dos Matadores. As surpresas do comércio em Villas - A Vila da Viúva Espectral A Vila das Belas Elfas - Damas da Luz - Parte I A Vila das Belas Elfas - Damas da Luz -- Parte 2 As cidades ocultas de Vilas - A Vila das Treze Bruxas e a Vila do Cavaleiro Sem Cabeça O Reencontro, o assalto, a Vila do Bosque das Cachoeiras e a Cidade Secreta do Lago O Complexo Episódio na Cidade Secreta do Lago De Volta a Estrada, Segue a Vida e o Mistério O segredo de Bagunga, a derrocada de Oxixahc, e Espelho de Vidro Preto Encontro, Reencontro e o Fim
Comments