BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Linha do Tempo de Mardahar

Antes da Primeira Era, os humanos e as outras raças eram submetidos às ordens da Congregação Dracônica, uma potência militar, religiosa e política dos draconatos que dominava todo o continente e escravizava todos que não fossem de acordo com seus ideais. Sua dominação em Mardahar data desde o aparecimento dos primeiros dragões e dos homens, a cinco mil anos antes da Primeira Era. Tal período de tempo moldou o caráter dos humanos, transformando sua aparência e constituição até os humanos atuais. Essa era de escravidão foi conhecida como a Era da Congregação. Alguns humanos se aliaram aos draconatos em busca de poder e influência e, principalmente, escapar dos grilhões da Congregação. Mas tudo mudou quando as Irmãs Pendragon incitaram a revolta humana, o que criou a Primeira Era dos Homens.

A Primeira Era dos Homens

1 EH 580 EH

  • 1 EH


    A Queda de Ancarion
    Revolution

    Ancarion, o deus dracônico da Guerra, é banido do plano material por Aléssia, Verônica e Emília Pendragon.

  • 1 EH

    1 de Apollonia
    580 EH

    34 de Caelestra

    A Revolta Humana
    Era beginning/end

    O fim da Era da Congregação e o início da Era dos Homens.

  • 48 EH


    A Queda de Tiamat
    Revolution

    Tiamat, a deusa dracônica do Mal é banida do plano material por Miszakhal e Vivec.

  • 55 EH


    A Queda de Vulkiir
    Revolution

    Vulkiir, o deus dracônico da Tirania, é banido por Trandor e sua esposa Virksala

  • 106 EH


    A Queda de Tumnehlot
    Revolution

    Tumnehlot, o deus dracônico dos Segredos e Mistérios faz um acordo com Mitra e se exila do plano material.

  • 567 EH


    Revolta Tiefling
    Revolution

    Séculos após o banimento dos quatro principais deuses dracônicos, os tieflings, que antes demonstraram apoio à Congregação, pegaram em armas e se revoltaram contra os draconatos, fundando assim o reino tiefling de Cyansari.

A Segunda Era

581 EH 1860 EH

  • 581 SE

    5 de Caelestra
    1860 SE

    32 de Stanislava

    A Diáspora Gûldaer
    Era beginning/end

    Uma grande migração da raça élfica, partindo de Mardahar em direção às terras do norte, para além das Geleiras Eternas.

  • 583 SE

    7 de Celine

    O Calendário Mardahariano
    Political event

    O primeiro calendário Mardahariano então foi criado, sendo que até então a única forma de acompanhar o passar dos anos era com o antigo calendário da Congregação Dracônica. Os anos foram divididos em dez meses com 42 dias cada, em média, sendo os meses: Apollonia, Asteria, Caelestra, Celesse, Celine, Eleana, Oriana, Stanislava, Tefia e Tellus. Os dias da semana são: Moonia, Torrina, Wineria, Stormira, Fireria, Swordiria e Saintira.

  • 650 SE

    15 de Caelestra

    Fundação do Império Pendragon
    Political event

    Após a consolidação de um calendário padronizado, os reinos tethyrianos seguidores da Igreja da Chama Prateada se aliaram, formando um grande bloco no norte de Mardahar. Após a junção das potências que cresciam nesta época, foi criada a Ordem Pendragon sendo uma parte da Igreja que se envolveu na política consolidando a aliança entre os reinos e dando a luz à um dos maiores impérios humanos de Mardahar.

  • 663 SE

    37 de Stanislava

    Fundação do Ancoradouro do Ninho do Corvo
    Founding

    Treze anos após a consolidação do Império Pendragon, Symon d'Esparnon, o primeiro capitão de uma armada pirata no Grande Mar de Thyr, fundou a grande cidade livre que passou a ser conhecida como O Ancoradouro ou O Ninho. A cidade cresceu exponencialmente com o aumento da população basicamente constituída de piratas, corsários e ladrões de todos os tipos. Symon d'Esparnon se tornou o primeiro Rei Pirata de Thyr e fundou também o Conselho Pirata, um círculo restrito dos maiores capitães piratas do Mar de Thyr.

A Terceira Era

1861 EH 2255 EH

  • 1861 TE

    10 de Tellus

    O reaparecimento dos Gûldaer
    Era beginning/end

    Milênios após a Diáspora Gûldaer, subitamente toda a raça reapareceu em Mardahar e lançou suas hordas élficas para reclamar os antigos reinos élficos de antes da Diáspora.

    Location
    Daln Aeratháin
  • 1861 TE

    11 de Tellus
    1861 TE

    1 de Apollonia

    A Grande Guerra Élfica
    Military action

    Após o re-aparecimento dos Gûldaer em Mardahar, foi iniciada a Grande Guerra Élfica, onde os Elfos do Sol, a comando dos Ailedyr, invadiram os reinos dos Alto Elfos. A guerra se alastrou por toda Daln Aeratháin, forçando os Aledyr a se renderam ao incrível poder bélico dos Sunedyr. Sendo assim, as cortes Aledyr tiveram apenas duas opções: deixar de existir ou seguir as ordens dos Sunedyr. E então, os alto elfos continuaram a reinar, sob os punhos firmes dos elfos do Sol, estes que eram subjugados aos elfos da Lua, ou Ailedyr.

  • 1868 TE

    1 de Apollonia

    O Eterno Verão
    Geological / environmental event

    Após a derrota dos Aledyr para os Sunedyr, os Elfos da Lua lançaram uma poderosa magia sobre Dáln Aeratháin, envolvendo a ilha élfica em um encantamento que manteria a temperatura amena e agradável, contrastando com os climas frios e subpolares dos reinos humanos vizinhos ao leste.

A Quarta Era

2256 EH and beyond

  • 2256 QE

    19 de Tefia

    A Expansão do Império Pendragon
    Era beginning/end

    A Quarta Era foi finalmente inciada após a derrota do reinos Groven e Murean, sendo assim anexados ao vasto Império Pendragon em crescimento. Isso deu inicio à inúmeras guerras de conquista do Império, que passou a se expandir cada vez mais.

  • 2270 QE

    11 de Eleana
    2276 QE

    4 de Stanislava

    A Aliança Velada
    Diplomatic action

    Com medo da expansão do Império Pendragon, os reinos de Redwire, Sevanna e Aldfair fizeram uma aliança com Dothen, Daleron e Thovia, que passou a ser conhecida como a Aliança Velada. Esta aliança foi capaz de frear os avanços do Império Pendragon.

  • 2289 QE

    40 de Celine

    O Primeiro Contato com o Oriente
    Military action

    Durante sua expansão territorial, o Império Pendragon entrou em contato com outra potência: o Shogunato Jiaoying, no Sul de Mardahar. Tal contanto no entanto, não foi pacífico, o que iniciou uma guerra entre os dois impérios. Tal guerra foi travada principalmente no Grande Mar de Thyr, anos depois se tornando uma guerra fria entre as duas potências, expandindo suas influências desta vez através da diplomacia, se enfrentando em combates indiretos em guerras pequenas entre os reinos do leste de Athas.

  • 2294 QE

    38 de Caelestra

    A Entente de Sylvir
    Diplomatic action

    Após a parada do avanço sobre os territórios sulistas e com o aumento das tensões entre o Shogunato Jiaoying e o Império Pendragon, a antiga Aliança Velada se transformou na Entente de Sylvir, uma aliança militar e econômica entre os membro da antiga Aliança, o Império Pendragon e com a adição do reino de Ibauven.

  • 2301 QE

    25 de Oriana

    Os Dias Atuais
    Miscellaneous