A Revolta Humana
Era beginning/end
O fim da Era da Congregação e o início da Era dos Homens.
Foi em Améria, capital do atual Império Pendragon tethyriano, onde as irmãs Alessia, Emilia e Verônica Pendragon derrotaram e baniram Ancarion, deus dragão da Guerra, para Pluton, no fundo do Hades. Com a vitória conquistada pelas Três Irmãs, o poder da Congregação Dracônica enfraqueceu e revoltas humanas estouraram por toda Mardahar. A segunda maior vitória dos humanos ocorreu na região da capital de Ichtaca, no atual reino camaxita de Tenoch, onde Miszakhal se sacrificou para ajudar Vivec a derrotar e banir Tiamat, a deusa dragão do Mal para os Nove Infernos.
Logo após a derrota de Tiamat, Trandor e sua esposa Virksala derrotaram Vulkiir, o deus dragão da Tirania na atual Akrune, no reino browarano de Adrarien. Ao Leste, restava apenas Tumnehlot, o deus dragão dos Segredos e Mistérios, que se rendeu e negociou com Mitra na capital Stavinger, do reino damarano de Silvarion. O acordo fez de Mitra um arauto e guia dos humanos no leste, poder dado à mesma pelo deus dragão, que sob a ameaça de morte, partiu do Plano Material como dizia o acordo.
Com o banimento de quatro deuses dragões, a Congregação Dracônica foi reduzida ao extremo oeste do continente. Mais tarde, os tieflings também se rebelaram contra os draconatos e criaram seu próprio reino, com o atual nome de Cyansari fundando também sua nova religião: o Symbaroum
Foi com as vitórias humanas que as instituições religiosas organizadas nasceram. Os humanos que baniram os deuses dracônicos foram elevados à divindade e com o passar dos anos, os humanos diminuíram sua fé nos Deuses Antigos, considerados por muitas Igrejas atuais como pagãos.