O reaparecimento dos Gûldaer
Era beginning/end
Milênios após a Diáspora Gûldaer, subitamente toda a raça reapareceu em Mardahar e lançou suas hordas élficas para reclamar os antigos reinos élficos de antes da Diáspora.
A raça Gûldaer então parecia ter sido dividia em sub-raças: os Ailedyr, ou Elfos da Lua, a mais desenvolvida de todas e os Sunedyr, ou Elfos do Sol, uma linhagem de guerreiros extremamente fiéis aos Ailedyr.
Uma cidade inteira Ailedyr, magicamente apareceu em meio aos Vales do Luar na costa leste de Daln Aeratháin, se tornando após a Primeira Guerra Élfica, Afhbel, a capital dos elfos em Mardahar. Segundo lendas, os Gûldaer, após a Diáspora, criaram seu próprio plano material: Ailedyrion. Lá, eles aprenderam sobre os segredos da imortalidade e do universo, se tornando assim uma raça muito avançada tecnológica e magicamente.
Os elfos que ficaram em Mardahar após a Diáspora, se tornaram os Aledyr, ou Alto-Elfos, controlando o reino de Daln Aeratháin. Os elfos que se mantiveram nas profundas florestas do continente se tornaram os Foredyr, ou Elfos da Floresta e os elfos que veneravam a deusa Lolth e passaram a morar no Subterrâneo se tornaram os Daedyr, ou Elfos Negros e os Sanedyr, ou Elfos de Sangue.