Naduranos
Aqui, onde as rosas crescem, os musgos fazem seus caminhos nos troncos e os córregos guardam os peixes, crescerá um povo nobre e sábio. Aqui, nascerá os naduranos e seus filhos da natureza.
Mais baixos e de constituição mais leve do que a maioria dos outros humanos, os naduranos possuem pele clara, cabelos e olhos marrons escuros e são mais baixos que a maioria dos outros povos.
Os naduranos são nativos das grandes florestas temperadas que o grande rio Themys corta, a oeste do Lago das Três Irmãs. O povo nadurano é conhecido pela sua afinidade com a natureza e a semelhança com os halflings e suas inúmeras festas e festivais. Os naduranos são extremamente ligados à terra e aos animais selvagens, sendo onde há a maior quantidade de druidas e shamans do continente. Sua cultura é rica e acolhedora à todos que visitam Derthona, Romalla, Tromor ou Acatlán.
Os naduranos são nativos das grandes florestas temperadas que o grande rio Themys corta, a oeste do Lago das Três Irmãs. O povo nadurano é conhecido pela sua afinidade com a natureza e a semelhança com os halflings e suas inúmeras festas e festivais. Os naduranos são extremamente ligados à terra e aos animais selvagens, sendo onde há a maior quantidade de druidas e shamans do continente. Sua cultura é rica e acolhedora à todos que visitam Derthona, Romalla, Tromor ou Acatlán.
Naming Traditions
Nomes femininos
Seònaid, Una, Màiri, Baraball, Anabla, Fionnuala, Moirin, Órla, Eachna, Clíona, Ciara, Dealla.
Nomes masculinos
Oisean, Baltair, Conn, Ailpein, Tomaidh, Seán, Aogán, Seathan, Stíofán, Laserian, Cellach.
Nomes de família
MacAnndaidh, MacPhairce, Caimbeulach, Ó Tuachair, Mac Cosgair, Ruadh, Mhic Cuanáin, Uí Tuairisc.
Culture
Principais grupos linguísticos e dialetos
O povo nadurano são descendentes de antigos druidas que a muito viveram sob as florestas do rio Themys. Tal descendência fez que os naduranos herdassem uma língua muito diferente de seus vizinhos do norte. Com o passar das eras, o sylvan falado pelos antigos druidas se transformou no naduryan de hoje em dia, um dialeto muito parecido com o élfico mas com características próprias e mais parecidas com as outras línguas humanas.
Cultura e herança cultural
A cultura nadurana é rica, com usos criativos de seivas das árvores, os naduranos são capazes de criar diversas tintas e decorar suas casas e corpos com diversas cores e formas tribais.
Códigos de coduta e valores compartilhados
Os naduranos valorizam a natureza acima de tudo. Eles acreditam que os deuses criaram os humanos para proteger as florestas e matas. Nem todos os naduranos acreditam nisso porém, alguns usam dos poderes da natureza para enriquecer e controlar a região. Foi assim que nascerem os reinos naduranos, explorando a natureza e seus recursos.
Regras de Etiqueta comuns
Apesar de muitos pensarem que os naduranos são selvagens, eles são um povo extremamente educado e que raramente necessita do levantar de voz para ser ouvido.
Código de vestimenta comum
Por causa das terras dos naduranos ser uma região de transição entre as florestas temperadas do norte com as florestas tropicais do sul, o povo desta região usa de roupas mais leves e confortáveis como a seda e outros tecidos mais finos.
Arte e Arquitetura
Muitas vilas naduranas são feitas em meio às grandes florestas tropicais. Suas construções são feitas de madeira e corda, atadas às grandes árvores que elevam as cidades e vilas naduranas à diferentes alturas, dificultando ataques de predadores e outras criaturas mais perigosas. As cidades maiores são feitas nos estilos redevanços, de madeira ou pedra, dependendo da região e terreno. A capital de Derthona, Tigrebia foi construída misturando os dois estilos.
Costumes, tradições e rituais
Uma das tradições mais comuns dos naduranos é a de cobrir os corpos dos jovens, que estão na fase de transição para a vida adulta, com símbolos e runas, fazendo rituais e grandes festivais para abençoar esta nova fase da vida de seus jovens. Tais festivais duram dias e juntam todas as famílias em tais festividades.
Costumes Funerários e Memoriais
Os ritos funerários dos naduranos são simples, mas extremamente simbólicos. Dependendo do nível social do falecido, seu corpo é enterrado sob as árvores mais altas e antigas das florestas. Orações e oferendas são feitas para abençoar a pós vida dos falecidos e desejar boa saúde para seus familiares vivos.
Tabus comuns
Muitos dos tabus naduranos são ligados ao desrespeito para com a mãe natureza e aos deuses antigos. A busca descontrolada à riqueza material levou muitos naduranos a abandonar os antigos costumes e sua terra natal em busca de oportunidades mais fáceis que a vida simples do povo.
Mitos e Lendas comuns
A maioria das lendas naduranas são baseadas em mitos e histórias ancestrais dos antigos habitantes das florestas do norte e dos territórios naduranos. A lenda mais conhecida e importante para os naduranos é a da Dama do Lago e a lendária espada Fúria de Azura. Reza lenda que somente o cavaleiro mais justo e leal poderia encontrar a lendária espada e que a própria Dama do Lago a entregaria ao cavaleiro. Dizem que esta espada foi forjada pela própria Azura, a deusa da Natureza. Acredita-se que a Fúria de Azura é feita de prata e destinada para matar e eliminar os monstros e criaturas vis que passaram a existir e infestar as florestas do norte. Este mito também é compartilhado pelos redevanços de Rivaire, reino vizinho ao leste de Derthona e Romalla.
Ailithir Ó Laoghaire, o lord Protetor do Delta de Tigrebia e rei de Derthona ficou conhecido por sua incessante busca pela espada e da Dama do Lago. Durante vinte anos, Lord Ailithir fez uma peregrinação por todos os lagos dos quatro reinos naduranos combatendo monstros, ajudando os necessitados e em busca da lendária espada. Durante vinte anos ele lutou e procurou, mas sem sucesso em seu objetivo principal. Lord Ailithir passou a reinar Derthona no final de sua peregrinação quando derrotou sozinho o famoso e temível Gaafmaarreyth, o Dragão do Delta, que aterrorizava e controlava a fértil região.
Ideals
Ideais de beleza
O povo nadurano aprecia um corpo esguio e geralmente magro. A maioria não se apega tanto à cor dos olhos, mas há quem prefira olhos verdes ou azuis.
Ideais de cortejo
Como um modo geral, os naduranos apreciam sua relação próxima à terra, cuidando e mantendo a natureza e sua vida. Naduranos gostam dos que saibam apreciar os belos momentos da vida, sendo um povo alegre e que gosta de música e dança, apreciando todos que são de fora e gostem das mesmas coisas.
Encompassed species
Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild
Comentários