BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Mulanos

Entenda vossa Excelentíssima Alteza, eu entendo as situações atuais, mas a Companhia Dourada receberá o que lhe é devido...
— Prasnin zo Pazno, enviado da Companhia Dourada

Dominantes nas costas leste e sudeste do Mar de Thyr nos reinos de Ryzhai, Khalishad e Halishan, os Mulanos são geralmente altos, magros, e com pele morena clara, com olhos amendoados ou castanhos. Seus cabelos variam do negro ao castanho escuro, mas nas terras onde eles são mais proeminentes, seus nobres e muitos outros Mulanos costumam raspar todo o cabelo.
Mulanos são conhecidos pelos poderosos sultões que comandam o grande crescimento comercial da região, sendo um dos pontos importantes que mantém a guerra entre o Império Pendragon e o Shogunato Jiaoying. Muitos dizem que eles estão se enriquecendo através da guerra, mas a região se provou independente do mercado bélico atual que abastece o Império, se destacando nas especiarias da região e dos exóticos produtos mágicos criados pelos inúmeros magos e feiticeiros residentes nos reinos do leste.

Naming Traditions

Nomes femininos

Kadnozna, Lakharri, Kaqashi, Pazdazna, Zhaqala, Sadeeda, Shaafia, Yaasmeena, Athar.

Nomes masculinos

Raghen, Graznaq, Madak, Grakhaz, Grazdeq, Zameel, Neeshaan, Hamad, Abdul, Amir.

Nomes de família

na Zagu, zo Dardar, na Rhezdak, zo Dorra, Gaznak, el-Fadel, el-Abu, el-Bashir, Mozafari.

Culture

Principais grupos linguísticos e dialetos

Os mulanos falam uma língua antiga chamada tijarat, que foi criada como uma língua secreta de comerciantes que viajavam pelas terras dos sul na Era da Congregação. Afim de esconder seus contrabandos e intenções dos draconatos este povo criou uma forma de se comunicar secretamente entre si, contrabandeando armas aumentando a força dos humanos até a grande revolta que deu início à Primeira Era dos Homens. A língua então se desenvolveu, sendo criado um alfabeto próprio e se tornando cada vez mais complexa e diferente das outras que começavam a se formar no continente, sendo considerada uma das línguas humanas mais difíceis de se aprender.

Códigos de coduta e valores compartilhados

O povo mulano enriqueceu com a guerra entre o Império Pendragon e o Shogunato Jiaoying, comercializando armas, produtos exóticos e itens mágicos. Com esse enriquecimento, os reinos mulanos se tornaram os líderes em guildas de comercio e bancos. Acredita-se que pelo menos setenta por cento da população mulana atual é descendente de um rico comerciante, e isso os torna um povo apegado às raizes e tradições das antigas linhagens comerciantes de séculos atrás.

Código de vestimenta comum

Os mulanos gostam de vestes longas e coloridas, feitas de vários panos diferentes e adornos complexos. Por conta do Deserto de Khalahazkan entre Kalishad e Halishan, os mulanos desta região usam vestes compridas de panos leves afim de se proteger das altas temperaturas que castigam as planícies rochosas da fronteira. As mulheres gostam de usar adornos nos cabelos como pequenas correntes de ouro e prata prendendo-as no nariz, o que dá um toque de nobreza até nas mais humildes. Os homens gostam de usar turbantes sobre a cabeça e fazer tranças nas barbas, adornando-as com pequenos anéis dourados.

Arte e Arquitetura

A arquitetura das capitais mulanas é singular, com seus templos e mesquitas de teto abobadado e domos de telhas coloridas formam uma paisagem que parece estar sempre em movimento. Conhecidas por suas cores radiantes, padrões ricos e silhuetas simétricas, suas cidades são construídas de pedra polida e mármore, com madeira sendo raramente usada. Suas torres e bastiões de muralhas possuem domos em seus topos, com arcadas entre elas formando um complexo sistema de passagens entre suas construções. Por serem um dos povos mais ricos do continente, não é raro encontrar telhados de templos e mesquitas banhados a ouro, assim como os interiores feitos de azulejos coloridos e arcos entre os cômodos adornados com detalhes em ouro e jóias.

Costumes Funerários e Memoriais

Os mulanos veem a morte como uma fase de transição desta vida para a próxima, formando uma tradição de enterrar seus falecidos com armaduras e armas, caso o mesmo tivesse sido um guerreiro em vida, ou livros e pergaminhos, caso o mesmo fosse um grande estudioso em vida. Os mulanos acreditam que ao serem enterrados com seus instrumentos de trabalho em vida, seus falecidos seriam capazes de começar suas novas vidas com o conhecimento necessário para construir uma vida de ainda mais sucesso e riquezas.

Tabus comuns

Os maiores tabus do mulanos é a violação de suas tumbas e mausoléus por ladrões de tumbas. Por isso, os cemitérios e mausoléus de nobres e figuras importantes são sempre guardados por guardas bem treinados e trancados a sete chaves.

Mitos e Lendas comuns

Os mulanos são, em sua grande maioria, monoteístas, acreditando no grande deus Halamadd, criador do mundo e da vida. No início dos tempos antes da criação da vida, Halamadd criou uma grande pedra quadrada de ébano, que antes era um tipo de minério. Este monólito foi chamado de Makhzum e dele se formaria o planeta. A grande pedra então se transformou e se expandiu, deixando de ser um minério e se transformando nas árvores que cresceram no novo mundo. Tais árvores possuíam o interior negro de seus troncos e seriam usadas pelos primeiros humanos para construir suas primeiras moradias e ferramentas. Hoje em dia, tal árvore de tronco negro se tornou rara, e os mulanos passaram a proteger a mais antiga de todas localizada em um grande templo de Halamadd na cidade de El Alannoud.

Ideals

Ideais de beleza

Os mulanos são parecidos com os tethyrianos e damaranos quanto ao culto ao corpo. Os mulanos apreciam uma silhueta sinuosa e curvas definidas, principalmente nas mulheres. Nos homens é apreciado o corpo relativamente definido, barbas longas e bigodes, assim como a cabeça raspada.

Ideais de cortejo

Os mulanos são "diretos" quando se trata de relacionamento entre dois indivíduos. Considerado um povo sensual, os mulanos apreciam os prazeres carnais e são menos apegados aos rituais de corte como as outras etnias. Mulanos de nascimento elevado não se limitam a ter apenas um companheiro, em muitos casos onde os sultões e nobres de maior poder mantém um harém, seja ele de mulheres ou homens.

Principais organizações

Os mulanos são conhecidos por suas inúmeras guildas de comércio e bancos que fazem empréstimos a outros reinos e financiam a guerra entre os dois impérios. O Conclave de Al-Abiad é uma espécie de conselho entre as inúmeras guildas comerciantes dos três reinos mulanos. As três mais conhecidas e mais ricas que fazem parte do conselho são: a Guilda Comercial de Krerdak, a Guilda Oriental de Comércio e a Família zo Dhala. O maior banco do leste de Athas é a Companhia Dourada, todos os reinos possuem bancos próprios. A Companhia Dourada é mais rica e mais poderosa do que todos eles juntos e possui uma reputação assustadora quando o assunto é cobrar dívidas. Quando príncipes ou reis faltam com seus pagamentos ou são tolos o suficiente para não honrar contratos com a Companhia Dourada, a instituição apóia e patrocina para que apareçam novos príncipes e reis. Essas novas figuras receberão todo o suporte da Companhia para que tomem o lugar dos governantes que faltaram com seus compromissos, embora também adquiram dívidas no processo...
Há também as inúmeras companhias e grupos de mercenários que são muito usados nos conflitos entre os reinos, sejam eles externos ou internos. Muitas companhias mercenárias se enriqueceram com tais conflitos e outras muitas servem como exércitos privados de nobres e sultões. A mais conhecida e respeitada são os Corvos Tempestuosos, comandada pela tiefling chamada Lady Yarissa Velkaria.

Hazhaq mo Hazhaq, líder da Guilda Comercial de Krerdak
Hazhaq mo Hazhaq, líder da Guilda Comercial de Krerdak
Encompassed species
Gigasha Shala, Guardiã Real do sultão de Halishan
Gigasha Shala, Guardiã Real do sultão de Halishan
Zaahid el-Abbas, Capitão do famoso galeão pirata Fúria Ghiscari
Zaahid el-Abbas, Capitão do famoso navio pirata Fúria Ghiscari
Samraa al-Hakeem, feiticeira da Corte de Ryzhai
Samraa al-Hakeem, feiticeira da Corte de Ryzhai

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Comentários

Please Login in order to comment!