Quatro horas por batida,
sete ciclos fazem a lida.
Quatro jornadas, um mês perfeito,
doze — ou treze — formam o leito.
— Bakabaka “Abetarda Branca” Awon'Biama, Cantora dos Ciclos
Períodos de Um Ciclo by Sora AI
No mundo de Asgalon o tempo é medido de forma similar ao modo com o qual os Jogadores estão acostumados, mas com algumas particularidades.
A menor unidade de tempo comumente computada é o segundo. Como esperado, 60 segundos formam um minuto, 60 minutos constituem uma hora e 24 horas criam um dia, que são sempre referidos por números ordinais e normalmente chamados de ciclos. Estes por sua vez são agrupados em jornadas de 7 ciclos e 4 jornadas formam um mês de exatamente 28 ciclos.
Um ano do Calendário dos Justos é a sequência ordenada de 12 meses totalizando 48 jornadas e 336 ciclos. Entretanto, em alguns anos, ocorre a intrusão ainda não explicada de um 13º mês chamado de Indeciso. Esse mês intrometido possui uma única jornada de duração e pode acontecer após o 28º ciclo de qualquer um dos meses.
Para o cidadão comum os ciclos são contados em 6 períodos de 4 horas cada.
Silêncio (24h às 4h): Período mais profundo da noite, quando as estrelas brilham intensamente no céu.
Alvorada (4h às 8h): Período que marca o surgimento da luz, quando Sandall começa a elevar-se no horizonte, trazendo um novo ciclo.
Manhã (8h às 12h): Período em que a luz de Sandall ainda é suave e sua marcha rumo ao zênite continua.
Tarde (12h às 16h): Período no qual Sandall atinge seu ponto mais alto no céu e mostra toda a sua glória.
Crepúsculo (16h às 20h): Período em que Ellaren começa a aparecer, empurrando Sandall a descer no horizonte, proporcionando luzes diversas ao longo das estações.
Noite (20h às 24h): Período quando a escuridão está instalada. Ellaren impera nos céus.