Jetan

Esquentadinhos e poderosos, raça dos pequenos gigantes!


Desisto! É impossível!

Mais fácil seria convencer um Bhadhara a tomar banho que mudar a opinião de um destes pequenos brutamontes. Os Jetan são provavelmente o grupo de indivíduos mais cabeça dura que já pisou nesta terra; e se depender deles, não vai sobrar pedra sobre pedra!

Minhas viagens me levaram aos quatro cantos deste continente, onde colecionei histórias para contar a uma querida amiga, no nosso próximo encontro. E pelos deuses, se é que existem, o mundo foi agraciado por todo tipo de povo e raça únicos, com muito a oferecer, para qualquer um é um prazer poder aprender sobre eles, mas não para um Jetan. Para eles existe apenas a sua visão, seu modo de viver e a sua própria vida, para o inferno com os outros!

Quando vi pela primeira vez aqueles pequenos homens fiquei curioso e me enganei achando que eram amigáveis e alegres, como se espera de qualquer ser diminuto. Estes pequenos gigantes, como parecem adorar serem chamados, aparentam ser uma versão em miniatura de ogros! Não maiores que Goblins, com peles que vão de um leve bronzeado até o moreno e o negro, sempre com fartas cabeleiras que lembram jubas de orgulhoso leões, os Jetan resolvem tudo na sua vida de forma simples, pela força.

Apesar da aparência de pequenos humanos cabeludos, seus braços são visivelmente mais fortes que o de qualquer humano, seus troncos são mais largos em proporção ao corpo, que muitas vezes lembram a proporção de um triangulo invertido. Realizando feitos de forças que fazem orcs balançarem as cabeças em aprovação, a civilização Jetan vive em pequenas comunas afastadas do resto do mundo, raramente mantendo qualquer contato, sendo fácil apenas vê-los na cidade de Dreyfus, onde as fadas parecem atraí-los com promessas de diversão.

Quase tudo na vida de um Jetan é objetivo, sua arquitetura é brutal e se há algo no caminho de um destes, ele vai tentar destruir primeiro e conversar depois, mesmo que seja um pedregulho ou um enorme Golem. Parece que quanto maior o inimigo, mais destemido eles se tornam, competindo uns com os outros para descobrir quem derrotou o maior inimigo. Seu humor é instável e a fúria vem com naturalidade, principalmente contra aqueles que chamam de "Grandões", mas não parecem se incomodar em ser chamados de pequeno, para eles isso é um motivo de orgulho.

Sempre que estão juntos, brigas são inevitáveis, então no meu tempo aqui tentei aprender sua cultura e ensiná-los um pouco sobre magia e o mundo. Embora alguns pareçam ter aptitude para magia, eles detestam qualquer tentativa de lhes ensinar algo. São cabeça dura e recusam qualquer forma de saber que não seja o seu próprio, se um deles decide que algo é verdade ou mentira, é inutil, nada vai mudar sua opinião. Até mesmo as ilusões parecem ter pouco efeito contra eles, como se sua mente fosse uma caixa forte.

Eu esperava levar boas histórias, mas admito que aprendi muito pouco e talvez não tenha ensinado absolutamente nada. As páginas do meu diário voltam mais vazias do que eu gostaria, mas uma coisa é certa; os Jetans são o grupo de indivíduos mais grosseiro, boçal, indelicado e rude que já conheci... e provavelmente eles acham isso sensacional.

— Zac Maharis, Elfo Mago

Jetan é o nome dado a raça de pequenos homens fortes que habitam o reino de Vul e as florestas mais solitarias de Synas. Baixos, de peitos largos e braços fortes os Jetan são diretos e sinceros, mas muitas vezes brutos e ignorantes. Eles tem dificuldade em aceitar novas ideias e muitas vezes vão preferir a violência como resposta para uma situação diplomática, mas não se engane, lá dentro destes pequenos homens bate um grande coração.
Não tem jeito, esses baixinhos são fortes demais! — Cassius Claudius, Minotauro Albino Gladiador


D'aan, um Jetan bruxo e amante do dinheiro. Provando que nem todo baixinho é apenas ignorante e intransigente. Alguns também são mercenários.

by Kwabri
"Bem-vindo ao meu escritório! Oque? Não amigo, você não fez nada! Estão dizendo por ai que você fez!" — D'aan Rhommero.

HABILIDADES DE RAÇA

+2 em Força, + 1 em Constituição, -1 em Inteligência.
Tu é grande, mas não é dois...
Ao usar uma arma feita para uma categoria de tamanho maior que a sua (por exemplo, uma arma aumentada para uma criatura Pequena ou Média), a penalidade que você sofre nos testes de ataque diminui para –2. Caso tenha a habilidade Empunhadura Poderosa, apenalidade diminui para 0.

...eu sou pequeno, mas não sou metade!
Seu tamanho é pequeno e seu deslocamento é 6m, mas você recebe um bonus de +2 de dano e resistência a medo +5 contra criaturas maiores que você.

Mente Fechada.
Você é cabeça dura e nada lhe convence do que você não quer. Sempre que for alvejado por efeitos mentais ou magias de encatamento e ilusão, você pode pagar 1 PM para rolar dois dados e escolher o melhor resultado para resistir ao efeito.



Cover image: by Necrose Atômica

Comentários

Please Login in order to comment!