Os aventureiros e a clériga Alana então começaram a se dirigir para Phandalin logo no início da manhã. A carroça de suprimentos era puxada pelos simpáticos bois Cinzento e Sortudo e o dia estava limpo e belo. Os pássaros cantavam e o vento corria solto pela região norte de Forgotten Realms.
O grupo caminhou por um bom tempo na Estrada Alta (estrada que percorre todo o litoral da Costa da Espada) até adentrarem na trilha do Javali ali pelo meio dia.
Após caminharem cerca de metade da trilha, o grupo se deparou com uma visão inusitada e perigosa: um cavalo e um javali de montaria jaziam mortos no meio da trilha. Flechas com penas negras estavam alojadas sobre seus corpos. Enquanto Izandyl e Gilean (este avisava constantemente que aquilo parecia ser uma emboscada) foram averiguar os cadáveres mais a frente, Juan, Alana e Fible ficaram mais atrás com a carroça e os bois.
E como Gilean dizia, aquilo de fato era uma emboscada. Seis sorridentes e maliciosos goblins saltaram das moitas do local para matar e saquear o grupo. Se não fosse por Juan e sua sagacidade ao avisar os companheiros, talvez o grupo caísse numa enrrascada maior ainda. Após alguns turnos de combate e matança de goblins, os aventureiros venceram a batalha, mas não antes de Fible quase morrer por um goblin sagaz. Além disso, Gilean conseguiu algumas informações a respeito dos líderes dos goblins: Um bugber chamado Klarg lidera diretamente esses goblins, mas Klarg responde ao Rei Grol, quem quer que ele seja. Aparentemente ele possui um castelo nas redondezas.
Um dos goblins conseguiu fugir do combate e voltou para seu quartel-general. Com isso, Gilean pôde seguir as pegadas do pequeno e o grupo se deparou com uma caverna, provavelmente o local onde Klarg se escondia. Alana ficou com os bois e a carroça na Trilha do Javali. Fible, com seu disco voador, averiguou se havia perigo mais a frente, mas não encontrou nada. Um tolo, pois após o grupo achar que estava tudo bem, um par de goblins atacou e quase matou Izandyl, não fosse pela agilidade de Escama Dourada.
Em seguida os aventureiros adentraram por fim a caverna e Juan viu que três lobos estavam presos acorrentados numa pequena câmara do estreito corredor cavernoso. Gilean, após inteligentemente dar o cadáver de um goblin para os lobos, conseguiu se aproximar e soltar os mal-nutridos bixanos. Eles partiram em disparada para fora da caverna, em direção a liberdade.
Após isso, Gilean avistou que havia uma pequena passagem para o outro lado com que Juan poderia se espremer e passar. Foi oq fez o sagaz ladino. Ele avistou que, no outro lado da câmara, havia o que era provavelmente os aposentos de Klarg. O imenso bugbear festejava com mais dois goblins e seu fiel lobo companheiro, Rosnado. O grupo então decidiu tentar emboscar Klarg, com Fible e Juan permanecendo escondidos na passagem, enquanto Izandyl e Gilean iriam tentar conversar com o bugbear. Porém, eles não viram que um goblin estava escondido ao lado duma ponte que ligava dois pontos logo acima. Esse goblin safado visou seu amigos que estavam mais a oeste, que abriram uma espécie de cisterna que inundou potentemente o corredor onde eles
andavam. Após tomarem um bom dano, resolveram sair da caverna e descansar antes de continuarem adiante. Os goblins, por sua vez, agora se preparam para a batalha que está por vir...