Plano Temporal
O plano temporal está, como convém ao tempo, em movimento contínuo. É uma tempestade de vento cinzenta, sem base nem topo que golpeia e derruba os viajantes que se aventuram por dentro. Tudo o que entra neste plano é jogado e moído contra si mesmo até que tudo o que resta seja mais poeira - as areias do tempo transportadas pelos ventos para corroer novos itens.
O Plano Temporal, também chamado de Plano do Tempo, é uma vasta extensão semelhante ao plano elementar do ar. Diferente do plano elemental, porem, a extensão deste plano vai muito além daquela do plano do ar, de modo que tudo que contempla a existencial do tempo é banhado pelo Plano Temporal - o que apenas reafirma as características alienígenas do Espaço Profundo, onde o tempo não tem começo nem fim.
O Plano do Tempo é, como diz o seu nome, a junção absoluta de tempo e espaço. Lá, Zurvan, o Equilibrio, paira sobre as tempestades de tempo eternas e efêmeras criadas pelo constante movimento de seus filhos, Dautar, o Tempo, Parthan, o Espaço e Galauther, o Nada, os tres deuses que deram forma ao cosmo.
Apenas uma civilização conhecida habita o Plano do Tempo, os Interventores do Taudô. Banhados em segredos e desinformações, pouco se sabe sobre esses seres misteriosos. Alguns estudiosos dizem que eles são deuses menores filhos de Dautar e Parthan, outros dizem que são magos que, ao aprender a dominar o tempo, decidiram manter seus segredos em um local onde ninguém conseguira alcançar. Também há quem diga que eles sejam os acólitos de Zurvan e sua mão armada em sua busca eterna por equilíbrio. Independentemente da verdade, o que é certo sobre esse grupo é que eles possuem poder além da compreensão mortal, pois dos poucos registros que dizem ter presenciado este grupo no Plano Temporal a grande maioria afirma que de alguma forma eles são capazes de domar as tempestades temporais, algo que nenhum outro ser conhecido foi capaz de fazer.
Geografia
O Plano Temporal está em constante movimento, invadindo e agitando como um tufão. A natureza tempestuosa do Plano Temporal apresenta um problema físico, mas o maior perigo está na natureza do próprio tempo. Aqueles dentro da tempestade de areia podem ser transportados meses ou anos no futuro, exilando-os efetivamente de seu plano nativo.
Apesar das tempestades temporais do Plano do Tempo serem extremamente perigosas e basicamente onipresentes, existem uns poucos lugares onde, por motivos desconhecidos, são encontradas calmarias permanentes. Os reflexos desses locais no plano material podem ser percebidos pelo fato de que, independentemente do quão poderosa for uma tentativa de alterar o fluxo temporal, as areias do tempo seguirão intocadas. Esse fenômeno é denominado Tempo Eterno.
Fauna e Flora
Devido as intempéries do Plano Temporal, não se conhece nenhuma fauna ou flora capaz de sobreviver as constantes alterações temporais. Em geral, os poucos seres que pode-se encontrar nesse plano são aqueles que, acidentalmente ou não, adentraram em um portal que os levou a esse local. Seu destino é, muito provavelmente, a morte ou a loucura.
Recursos Naturais
O único possível recurso a ser encontrado no Plano Temporal são as Areias do Tempo. Diz-se que ampulhetas feitas com esse material são capazes alterar o fluxo do tempo de uma dada região, fazendo-o correr mais devagar ou mais rápido, ou até mesmo parar. Voltar no tempo, no entanto, é impossível com esse material.
Apesar de seu grande poder, poucos são aqueles que se arriscam a adentrar o plano astral para consegui-lo. Os poucos seres que se tem noticia de possuir tais areias mantém seus segredos selados a sete chaves, apesar de ser especulado que o fizeram por intermédio de uma zona de Tempo Eterno.
Nome(s) Alternativo(s)
Plano do Tempo
Tipo
Dimensional plane
Dono/Governante
Organização Proprietária
Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild