BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Barak Dorden

A vila de Barak Dorden está situada nas colinas às margens do rio Ventosombrio e a apenas uns poucos quilômetros do mar. É o único assentamento nas terras concedidas a Vivec Mão-de-Ferro, antigo Lorde Anão de Khazmir e agora Lorde de Dorden. Suas terras, a Herdade de Dorden, foram dadas a ele como sua propriedade privada, que não está sujeita ao controle enumiano e, portanto, imperial. Isso a difere do restante da Baronia de Beisf, que ainda é território enumiano no qual os balisienses foram incentivados a se assentar.   A vila é fortificada e possui atividades e ocupações diversas, desde a pecuária até a mais clássica metalurgia. Barak Dorden triunfa por ser uma espécie de "bastião" balisiense, um hub para os anões que deixaram a montanha, onde podem viver como viveram suas vidas inteiras, escavando a Pedra Alta, uma atípica formação próxima ao rio que se ergue como um único pilar rochoso. A vizinha Barak Varr, por sua vez, depende muito de Dorden para a própria sobrevivência.  

Quebra-Costas

  Notavelmente, Barak Dorden está posicionada perto de importantes jazidas de cobre que passaram despercebidas por gerações humanas. Elas ficam na base de uma série de falésias traiçoeiras conhecidas localmente como o "Quebra-Costas", onde a terra desaba abruptamente no mar. A incessante ação das marés e das tempestades escavou cavernas e fendas profundas na rocha, e é dentro delas que a riqueza se esconde. Visíveis apenas durante a maré baixa mais forte, os veios de um verde vibrante da malaquita pareciam, à distância, meras algas exóticas presas à rocha escura.   Para os pescadores humanos, a área era sinônimo de naufrágio e perigo, um lugar a ser evitado. Mas para os anões, cuja curiosidade pela pedra supera o medo da água (que é grande), a prospecção revelou o que era: uma fonte de cobre quase puro, protegida pelo próprio oceano. A exploração é perigosa e depende dos ciclos da maré, mas o retorno justifica o risco, cimentando a independência de Barak Dorden e fornecendo a Vivec uma vantagem econômica que nenhum lorde enumiano poderia prever.  

Filhos do Cobre

  Apesar de suas imensas frustrações em relação ao Rei Anão, o Lorde Vivec respeitou as tradições de seu exílio. Ele e todos os que o seguiram perderam o nome de seus clãs (ligados aos minerais das Montanhas de Ferro) e Vivec garantiu que todos obedecessem a essa regra. Todavia, após a descoberta das reservas de cobra na Quebra-Costas, obedeceu outra tradição anã, segundo a qual crianças anãs nascidas perto de uma jazida devem receber o nome (ou derivado) dos minerais lá encontrados (o que eventualmente formava um clã). Todos os anões nascidos em Barak Dorden, portanto, são do clã "Cobre".
Founding Date
248 3E
Type
Village
Population
2.100
Inhabitant Demonym
Anões Exilados
Owner/Ruler
Ruling/Owning Rank
Owning Organization


Cover image: Fisherman's Village by Andreas Rocha

Comments

Please Login in order to comment!