Peru
Localizado na costa oeste da América do Sul, Peru (oficialmente República do Peru) é o terceiro maior país do subcontinente, lar de pouco menos de 5 milhões de pessoas. É do norte ponto toca o equador e sua massa de terra de cerca de 500.000 milhas quadradas (1,25 milhões de quilômetros quadrados) é amplamente variado em terreno e clima. A costa árida dá lugar ao interior para aquecer, planícies úmidas (incluindo a bacia amazônica), bem como a Cordilheira dos Andes e suas terras altas associadas. A civilização no que é agora o Peru remonta a pelo menos 2.500 AC. A grande variedade de civilizações pré-colombianas em grande parte deu lugar ao Império Inca no século 14, que então governou a maior parte do Peru. O império provou de curta duração, no entanto. Os primeiros espanhóis chegaram em 1528, seguido pelos conquistadores, liderados por Francisco Pizarro, em 1532. Pizarro fundou a cidade de Lima em 1535, onde mais tarde foi assassinado em 1542. O Império Inca finalmente caiu em 1572 quando Francisco de Toledo executou o último reinante Inca, Túpac Amaru e o Vice-Reino do Peru foram criados.
O vice-reino durou até o início de 1820, quando O general José de San Martin invadiu com um exército de soldados da Argentina e do Chile. Isso marcou o começo de uma série de batalhas e declarações de independência que finalmente terminou em 1824. Houve alguma volatilidade nos anos intermediários, mas em 1921 o país é amplamente estável e próspero. A população do Peru é composta por uma ampla gama de etnias. Cerca de 50% são ameríndios, sendo a maioria do restante sendo mestiço, com pessoas brancas fazendo até cerca de 15%. Existem grandes populações de chineses e Imigrantes japoneses em Lima, muitos deles tendo estado trazido para construir as ferrovias ou minar guano (acumulado excrementos de aves marinhas usados como um rico fertilizante na Europa). A maioria dos peruanos fala espanhol, embora há uma série de outros grupos linguísticos que falam línguas aborígenes, como Quechua e Aymara. Inglês não é amplamente falado, especialmente fora do cidades. Investigadores viajando até Puno e o Lago A região do Titicaca é especialmente propensa a encontrar aimarás e falantes do quíchua.
O vestido tradicional varia de região para região, embora existem certas características comuns, como chapéus, ponchos, e roupas de lã de cores vivas. Em cidades como Lima, no entanto, este traje tradicional tende a ceder a mais estilos sombrios europeus ou norte-americanos.
Comments